26/03/2016

Dia 17 - Visita às "Montras de Leitura" - ver, cantar, ler e oferecer poemas...


Esta atividade estava programada para o dia 15, mas o tempo não deixou!

Nós não desistimos e logo que o sol espreitou, lá fomos nós pela rua fora até à Rua Formosa - local onde as Montras estavam engalanadas e com slogans bem apelativos, relativos à leitura!

Pelo caminho, os alunos cantaram a canção " Elos de Leitura" e ofereceram pequenos poemas a quem passava, mas foi junto à estátua do ilustre escritor Aquilino Ribeiro que os alunos afinaram a sua voz e cantaram e encantaram com esta canção escrita especialmente para esta semana.

Foi nesta rua também, que puderam oferecer os seus poemas, já que era a rua mais movimentada e as pessoas paravam e perguntavam o que andavam ali a fazer tantas crianças. Perante as respostas dos alunos, foram muitos os que se emocionaram e deram os parabéns por esta iniciativa.

Depois, cada turma, orientada pelo respetivo professor, admirou as montras devidamente organizadas para esta data festiva " A Semana da Leitura", leram  e analisaram as frases que constavam em cada uma delas, pensadas pelos colegas do 7º e 8º ano da Escola Grão Vasco, eis algumas:

"Em lençóis bordados, LEIA contos encantados"

"Delicie-se com doces histórias e salgadas aventuras"

" Entre colares e pulseiras, há lugar para epopeias"

" Se com emoção quer viajar, LEIA sem parar"

" Ler é viajar... pelo mundo inteiro" (Fernando Pessoa)

" LEIA os rótulos da farmácia Vaz, para a doença ficar para trás"

" Com boa visão, pode LER o que tiver à mão"


Foi uma tarde cansativa e preocupante para os professores conseguirem acompanhar a energia dos alunos, mas foi sem dúvida, uma tarde enriquecedora e divertida, mostrando que a abertura da escola à comunidade é positiva para todos.


Nota:  O Jornalíssimo fez uma reportagem sobre a Semana da Leitura do nosso Agrupamento e destacou as " Montras de Leitura" 

Podemos ler o seguinte:


"A festa da leitura acontece também fora de portas, estende-se à cidade. Alunos e professores trabalharam em conjunto para incentivar o gosto pela leitura junto de todos os viseenses, colocando 'slogans' e cenários em montras de 19 lojas da principal artéria comercial, a Rua Formosa.
O projeto chama-se "Montras de Leitura" e foi desenvolvido nas aulas de Português e Educação Visual - nas primeiras trabalharam-se os 'slogans', nas segundas os cenários.
Os lojistas colaboraram e agradecem a realização destas "Montras de Leitura". Dizem que as pessoas ficam a olhar para as montras e que há, até, quem tire fotografias.
Levar escritores (representações deles, bem entendido) para dentro de montras de lojas provoca situações engraçadas. Como a que podes observar na fotografia que abre este artigo. De repente, Fernando Pessoa parece vestido pela marca do crocodilo. 
Tudo isto se passa sob o olhar de Aquilino Ribeiro (1885-1963). O escritor de "Terras do Demo" e de "A Casa Grande de Romarigães", nascido no distrito, está sentado a meio da Rua Formosa, na sua secretária. Viseu homenageou Aquilino com uma estátua, bem no centro da cidade."


Sem comentários:

Enviar um comentário